TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO

O Grupo Volvo lidera várias iniciativas para contribuir com os grandes desafios globais, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período 2016-2030. No processo de elaboração desses novos objetivos, representantes da Volvo participaram ativamente dos painéis sobre transporte sustentável.

OS NOVOS OBJETIVOS, O GRUPO VOLVO E VOCÊ

Confira a seguir como o Grupo Volvo está alinhado com os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também como você pode abraçar essa importante causa incorporando novos hábitos em prol do bem-estar coletivo e do nosso planeta. Para saber mais, basta clicar em cada um dos objetivos.

Considerando os 17 ODS e a visão de negócios do Grupo Volvo, quatro deles estão mais sintonizados com os temas prioritários definidos pela organização.
ODS 3, ODS 9, ODS 11 e ODS 13.

Objetivos:

ACABAR COM A POBREZA EM TODAS AS SUAS FORMAS, EM TODOS OS LUGARES.

Globalmente, de acordo com dados da ONU, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza diminuiu mais da metade; em 1990 eram 1,9 bilhão. Contudo, 836 milhões de pessoas ainda vivem na extrema pobreza: cerca de uma em cada cinco pessoas em regiões em desenvolvimento vive com menos de 1,25 dólar por dia. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 1:

- Projetos voltados ao desenvolvimento da comunidade do entorno da fábrica: Capoeira e Cidadania e Casa Verde.
- Fundação Solidariedade
- Programa de voluntariado
- Doações
- Apoio aos Projetos Pescar e Profissionalizar

QUERO PARTICIPAR!

Faça trabalho voluntário: há muitas maneiras de participar como, por exemplo, o Programa de Voluntariado da Volvo. Se você não é funcionário da Volvo, procure saber se na sua cidade ou estado há um centro de voluntariado ou instituições como Rotary ou Lions Club. Nesses locais, você encontra uma relação de organizações sociais, hospitais, escolas e outras instituições que precisam da colaboração de voluntários.

Imposto de Renda solidário: como pessoa física, você também pode incentivar e apoiar projetos sociais, culturais e esportivos por meio de isenção fiscal/dedução de até 6% do imposto de renda devido. Esse recurso pode ser destinado tanto a projetos sociais locais aprovados pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) como também a projetos culturais e esportivos.

ACABAR COM A FOME, ALCANÇAR A SEGURANÇA ALIMENTAR E MELHORIA DA NUTRIÇÃO E PROMOVER A AGRICULTURA SUSTENTÁVEL.

De acordo com a ONU, a proporção de pessoas subnutridas nas regiões em desenvolvimento de todo o mundo caiu quase pela metade desde 1990, de 23,3% em 1990-1992 para 12,9% em 2014-2016. Mas, atualmente, uma em cada nove pessoas no mundo (795 milhões) ainda é subnutrida. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 2:

- Cursos na Casa Verde
- Programa Volvo de Qualidade de Vida dirigido aos funcionários
- Campanhas educativas internas

QUERO PARTICIPAR!

Consumo consciente: faça uma parada obrigatória na despensa e na geladeira antes de ir ao mercado fazer compras, verificando quais produtos realmente precisa comprar. Confira aqui 18 dicas para acabar com o desperdício de alimentos em casa.

ASSEGURAR UMA VIDA SAUDÁVEL E PROMOVER O BEM-ESTAR PARA TODAS E PARA TODOS, EM TODAS AS IDADES.

Além dos desafios associados à melhoria das condições de saúde, a meta de reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas até o ano de 2020 também integra esse objetivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada ano cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem e outras 50 milhões ficam feridas nas ruas e rodovias de todo o mundo. Conheça aqui todos os desafios que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 3:

- Pesquisa e desenvolvimento de veículos cada vez mais seguros, com avançados dispositivos de segurança ativa
- Equipe de Investigação de Acidentes, desde 1969
- Treinamento de motoristas e operadores de equipamentos
- Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) como catalisador da visão Zero Acidentes
- Ações internas de segurança para funcionários, como o Programa Cuidado Ativo
- Patrocínio do Memorial da Segurança no Transporte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

QUERO PARTICIPAR!

Busque adotar comportamentos seguros no trânsito: use o cinto de segurança também no banco de trás, em ônibus e vans; respeite a sinalização, os limites de velocidade; não faça ziguezague com a moto entre os carros; eleja sempre o motorista da vez em eventos sociais, onde há o consumo de bebidas alcoólicas.

Adote o Cuidado Ativo dentro da fábrica, cuidando de si, do outro e deixando ser cuidado pelos colegas.

Quando tomar conhecimento de situações de riscos envolvendo operações com os produtos Volvo, alerte sempre o cliente e busque - ao mesmo tempo - informar o setor competente dentro da Volvo ou da rede de concessionárias e distribuidores.

ASSEGURAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EQUITATIVA E DE QUALIDADE, E PROMOVER OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA PARA TODAS E TODOS.

A matrícula na educação primária em países em desenvolvimento chegou a 91%, mas 57 milhões de crianças permanecem fora da escola, segundo informações da ONU divulgadas em 2015. O mundo conquistou a igualdade na educação primária entre meninas e meninos, mas poucos países alcançaram essa meta em todos os níveis de educação. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 4:

- Parceria com universidades
- Universidade corporativa
- Programa Volvo de Desenvolvimento de Lideranças (PDLV)
- Programa de estágio (Volvo Student Experience) e aprendiz
- Cursos na Casa Verde
- Apoio aos Projetos Pescar e Profissionalizar

QUERO PARTICIPAR!

Tenha uma boa relação com a escola de seu filho.

Valorize os professores demonstrando respeito e interesse pelo seu trabalho.

Incentive a leitura desde cedo e doe livros a projetos sociais e instituições de ensino.

ALCANÇAR A IGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAR TODAS AS MULHERES E MENINAS.

A igualdade entre homens e mulheres tem avançado lentamente, conclui o relatório das Nações Unidas (ONU) que avaliou a equidade de gênero em 167 países, divulgado em março de 2015. Segundo o estudo, no ritmo atual, serão necessários 81 anos para se alcançar a paridade de gênero na economia e 50 anos para a igualdade na representação parlamentar. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 5:

- Participação de mulheres nos comitês de governança.
- Trabalho conjunto com consultorias de recrutamento e seleção.
- Política para incentivar o retorno ao trabalho gradual das funcionárias após a licença-maternidade.

QUERO PARTICIPAR!

Bom exemplo: os pais precisam dar o modelo, dividindo, por exemplo, as tarefas domésticas.

Aproveite as brincadeiras para ensinar sobre igualdade de gênero.

Dê tarefas e oportunidades iguais para meninos e meninas.

ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE E GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E SANEAMENTO PARA TODAS E TODOS.

Em 2015, segundo a ONU, 91% da população global está usando uma fonte de água potável aprimorada, comparado a 76% em 1990. Contudo, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 6:

- Sistema de Gestão Ambiental das operações, com iniciativas voltadas à economia e reuso de água
- Campanhas educativas internas para funcionários

QUERO PARTICIPAR!

Confira aqui algumas dicas para você economizar água no seu dia a dia.

ASSEGURAR O ACESSO CONFIÁVEL, SUSTENTÁVEL, MODERNO E A PREÇO ACESSÍVEL À ENERGIA PARA TODAS E TODOS.

A energia é o principal contribuinte para as mudanças climáticas, sendo responsável por cerca de 60% das emissões globais totais de gases do efeito estufa. Dados da ONU apontam que, em todo o mundo, 1,3 bilhão de pessoas – uma em cada cinco – ainda não têm acesso à eletricidade moderna. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 7:

- Iniciativas voltadas à eficiência energética: entre 2015 e 2017, a fábrica de Curitiba reduziu em 14% o consumo de energia.
- Campanhas educativas internas para funcionários.
- Participação ativa no Programa Defensores do Clima do WWF e no Construction Climate Challenge.

QUERO PARTICIPAR!

Confira aqui algumas dicas simples para você economizar energia.

PROMOVER O CRESCIMENTO ECONÔMICO SUSTENTADO, INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL, EMPREGO PLENO E PRODUTIVO E TRABALHO DECENTE PARA TODAS E TODOS.

De acordo com a ONU, o desemprego global aumentou de 170 milhões de pessoas em 2007 para cerca de 202 milhões em 2012. Dentre elas, aproximadamente 75 milhões são mulheres ou homens jovens. Pequenas e médias empresas que se comprometem com o processamento industrial e com as indústrias manufatureiras são responsáveis por 90% dos negócios no mundo e contabilizam entre 50 a 60% dos empregos. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 8:

- Estratégia de gestão de pessoas que inclui diversos benefícios, uma consistente política de remuneração fixa e variável, além de ações de reconhecimento não financeiras
- Programa de estágio e aprendiz, incentivando a participação da comunidade do entorno
- Programas de desenvolvimento de competências na rede de distribuição
- Iniciativas voltadas ao desenvolvimento de fornecedores
- Cursos na Casa Verde
- Apoio aos Projetos Pescar e Profissionalizar

QUERO PARTICIPAR!

Compre do pequeno: busque consumir produtos e serviços fornecidos por empresas menores e localizadas perto de você, no seu bairro.

Formalize as relações de trabalho, inclusive, no âmbito doméstico.

CONSTRUIR INFRAESTRUTURAS RESILIENTES, PROMOVER A INDUSTRIALIZAÇÃO INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL E FOMENTAR A INOVAÇÃO.

O efeito da multiplicação de trabalhos industrializados impactou a sociedade positivamente. Estudos da ONU apontam que cada trabalho na indústria gera 2,2 empregos em outros setores. Em países em desenvolvimento, apenas 30% da produção agrícola passa por processamento industrial. Em países desenvolvidos, 98% é processado. Isso sugere a existência de uma grande oportunidade para negócios na área agrícola em países em desenvolvimento. Saiba mais.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 9:

- Desenvolvimento de produtos inovadores e eficientes incorporando novas tecnologias como automação, eletromobilidade e conectividade.
- Participação ativa no Programa Defensores do Clima do WWF e no Construction Climate Challenge.
- Sistema de gestão ambiental interno: gestão eficaz do consumo de energia, água, da geração de resíduos e efluentes e das emissões. Desde 2008, a fábrica de Curitiba não envia resíduos para aterros sanitários.
- Estratégia de gestão de pessoas que inclui diversos benefícios, uma consistente política de remuneração fixa e variável
- Prêmio Inovação
- Programa de estágio e aprendiz, incentivando a participação da comunidade do entorno
- Programas de desenvolvimento de competências na rede de distribuição
- Iniciativas voltadas ao desenvolvimento de fornecedores e utilização de critérios socioambientais para sua avaliação.
- Volvo Production System (VPS): maior eficácia nos processos produtivos.
- Cursos de empreendedorismo na Casa Verde.
- Apoio aos Projetos Pescar e Profissionalizar.

QUERO PARTICIPAR!

Dissemine informação: busque conhecer e divulgar os cursos gratuitos de empreendedorismo oferecidos pela Casa Verde, os Projetos Pescar e Profissionalizar e outras iniciativas existentes em sua comunidade.

REDUZIR A DESIGUALDADE DENTRO DOS PAÍSES E ENTRE ELES.

Em média – e levando em consideração o tamanho das populações – a desigualdade de renda aumentou em 11% em países em desenvolvimento entre 1990 e 2010, de acordo com a ONU. Uma maioria significativa de famílias – mais de 75% – estão vivendo em sociedades onde a renda é pior distribuída do que na década de 1990. Saiba mais.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 10:

- Programas de expatriação e oportunidades de intercâmbio interno
- Transferência de conhecimentos e tecnologias entre unidades do Grupo Volvo
- Programa de estágio e aprendiz, incentivando a participação da comunidade do entorno
- Programas de desenvolvimento de competências na rede de distribuição
- Iniciativas voltadas ao desenvolvimento de fornecedores
- Universidade corporativa
- Cursos de empreendedorismo na Casa Verde
- Apoio aos Projetos Pescar e Profissionalizar

QUERO PARTICIPAR!

Diga não à pirataria: pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa. Você estará contribuindo para o crime organizado, para o aumento da violência e para o desrespeito aos direitos humanos, além de reduzir as chances de desenvolvimento sustentável para muitas empresas.

TORNAR AS CIDADES E OS ASSENTAMENTOS HUMANOS INCLUSIVOS, SEGUROS, RESILIENTES E SUSTENTÁVEIS.

Metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – vive nas cidades atualmente, segundo a ONU. Em 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas. Um dos grandes desafios é proporcionar transporte seguro, acessível e sustentável, expandindo o transporte público. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 11:

- Programa City Mobility
- Sistemas BRT (Bus Rapid Transit)

QUERO PARTICIPAR!

Confira aqui algumas ações práticas que incentivam a mobilidade sustentável e contribuem para zerar acidentes.

ASSEGURAR PADRÕES DE PRODUÇÃO E DE CONSUMO SUSTENTÁVEIS.

Segundo dados da ONU, a população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050; seria preciso o equivalente a três planetas para prover os recursos naturais necessários para sustentar os estilos de vida atuais. É essencial promover tanto o consumo como a produção sustentáveis. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 12:

- Remanufatura
- Eficiência de materiais
- Sistema de gestão ambiental
- Metodologia de análise de ciclo de vida dos produtos

QUERO PARTICIPAR!

Quando menos é mais: preocupar-se com o que você e a sua família geram após o consumo é um ato saudável e sustentável, adotado por consumidores cada vez mais conscientes em todo o mundo. Veja aqui algumas dicas para reduzir a geração de resíduos e descartá-los de forma inteligente.

TOMAR MEDIDAS URGENTES PARA COMBATER A MUDANÇA CLIMÁTICA E SEUS IMPACTOS.

As emissões de gases de efeito estufa oriundos da atividade humana estão levando a mudanças climáticas e continuam aumentando. Elas alcançaram atualmente seu maior nível da história. Dados divulgados pela ONU apontam que as emissões globais de dióxido de carbono aumentaram quase 50% desde 1990. É fundamental agir de forma urgente para combater as mudanças climáticas e seus impactos. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 13:

- Sistema de Gestão Ambiental das operações
- Eficiência energética nos produtos e no sistema produtivo
- Desenvolvimento de produtos inovadores e eficientes incorporando novas tecnologias como eletromobilidade
- Combustíveis alternativos
- Fábricas neutras em CO2
- Participação ativa no Programa Defensores do Clima do WWF e no Construction Climate Challenge.

QUERO PARTICIPAR!

Repense seu consumo: a fabricação de qualquer produto envolve extração e processamento de matéria-prima, uso de água e de energia na produção, além do gasto de combustível no transporte até as lojas. Todos esses processos causam a emissão de gases de efeito estufa. Antes de comprar algo novo, veja se se é possível reaproveitar, usar por mais tempo ou procurar consertar o que está quebrado.

CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DOS OCEANOS, DOS MARES E DOS RECURSOS MARINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Os oceanos cobrem três quartos da superfície da Terra, contêm 97% da água do planeta e representam 99% da vida no planeta em termos de volume. De acordo com a ONU, 40% dos oceanos do mundo são altamente afetados pelas atividades humanas, incluindo poluição, diminuição de pesca e perda de habitats costeiros. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 14:

- Desenvolvimento de motores marítimos com desempenho elevado e impacto ambiental cada vez mais reduzido. O sistema IPS da Volvo Penta proporciona 30% a mais de eficiência de combustível, com menos escapes e emissões de ruídos.
- Programa de Educação “Clean Seas”, realizado na última edição da Volvo Ocean Race (2017- 2018), com forte mensagem para evitar o uso e o descarte inadequado de plásticos.

QUERO PARTICIPAR!

Não jogue lixo nas praias, nos rios e no mar.

Consumo consciente: busque respeitar o período anual de reprodução (defeso) das espécies marinhas, evitando o consumo. Confira aqui.

PROTEGER, RECUPERAR E PROMOVER O USO SUSTENTÁVEL DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES, GERIR DE FORMA SUSTENTÁVEL AS FLORESTAS, COMBATER A DESERTIFICAÇÃO, DETER E REVERTER A DEGRADAÇÃO DA TERRA E DETER A PERDA DE BIODIVERSIDADE.

Treze milhões de hectares de florestas estão sendo perdidos a cada o ano. Segundo a ONU, cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência. Isso inclui 70 milhões de indígenas. As florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos terrestres. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 15:

- Sistema de gestão ambiental
- Ações educativas na Casa Verde

QUERO PARTICIPAR!

Busque plantar árvores nativas para a recuperação da cobertura vegetal, contribuindo para a manutenção da biodiversidade, além de melhorar a qualidade do ar.

Não crie animais silvestres.

Não compre plantas nativas como orquídeas, bromélias, xaxins e palmitos sem certificado de origem. São espécies ameaçadas de extinção e só podem ser vendidas se forem cultivadas com essa finalidade.

PROMOVER SOCIEDADES PACÍFICAS E INCLUSIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PROPORCIONAR O ACESSO À JUSTIÇA PARA TODOS E CONSTRUIR INSTITUIÇÕES EFICAZES, RESPONSÁVEIS E INCLUSIVAS EM TODOS OS NÍVEIS.

Estudos divulgados pela ONU apontam que a corrupção, o suborno, o roubo e a evasão de impostos custam cerca de 1,26 trilhão para os países em desenvolvimento por ano. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 16:

- Código de Conduta
- Comitê de Ética
- Treinamentos internos periódicos sobre política anticorrupção
- Apoio ao Programa Na Mão Certa contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras

QUERO PARTICIPAR!

Diga não à corrupção: evite situações em que a quebra da lei parece ser a única saída. Pague seus impostos, faça manutenção de seu carro, prepare seus projetos devidamente, busque a qualidade em tudo o que você fizer. Denuncie, cobre, investigue. Quando houver qualquer tipo de indício de conduta ilícita, busque usar todos os canais para impedir que o dinheiro público seja usado de forma ilegal.

FORTALECER OS MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO E REVITALIZAR A PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Segundo a ONU, o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, também chamado inclusão digital, está diretamente relacionado, no mundo atual, aos direitos básicos à informação e à liberdade de opinião e expressão. A população mundial apresentou aumento do uso da internet de 6% em 2000 para 43% em 2015. No entanto, mais de 4 bilhões de pessoas não usam Internet, e 90% delas são de países em desenvolvimento. Conheça aqui as metas detalhadas que integram esse objetivo.

AÇÕES DO GRUPO VOLVO ALINHADAS COM O OBJETIVO 17:

- Parcerias com governos e universidades
- Universidade Corporativa
- Programas de expatriação
- Apoio a iniciativas globais como o Pacto Global e os novos ODS
- Participação ativa no Programa Defensores do Clima do WWF e no Construction Climate Challenge

QUERO PARTICIPAR!

Doe computadores: quando reciclados por jovens em cursos profissionalizantes, os computadores usados passam de lixo eletrônico para ferramenta de inclusão digital.

ÚLTIMOS BOLETINS

17/09/2019

Os últimos dois anos foram marcados por uma retomada nos negócios. Nossa equipe atuou unida, colocando o sucesso do cliente em primeiro lugar e trabalhando por ele com paixão, mudança, desempenho e confiança.

17/05/2017

Em 2016, trabalhamos focados em fornecer soluções de transporte que levam o cliente ao sucesso e agregam valor para a sociedade, gerando prosperidade. Com conectividade e infraestrutura, pensando sempre em sustentabilidade, estamos cada vez mais perto de novos resultados. Confira os principais destaques que marcaram a nossa jornada em 2016.

19/04/2016

Para que a sustentabilidade seja incorporada de forma efetiva em uma organização é necessária uma estratégia integrada, que considere os resultados ambientais, sociais e econômicos.

10/02/2016

As organizações mais sustentáveis são aquelas que buscam a máxima eficiência de seus processos, aumentando a qualidade dos seus produtos e otimizando suas operações. 

21/12/2015

Confira como o Grupo Volvo está alinhado com os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e também como você pode abraçar essa importante causa.

06/11/2015

Empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável assumem a missão de reavaliar continuamente as estratégias voltadas à gestão das pessoas. A sustentabilidade consolida-se como diferencial que impulsiona resultados e contribui para atrair e reter talentos.

19/10/2015

O quinto critério do Modelo de Excelência na Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) está associado à gestão das informações e do conhecimento. O conhecimento é uma das bases de qualquer organização. Um dos grandes desafios é realizar a sua gestão de forma efetiva, incentivando o aprendizado coletivo e a sustentabilidade do negócio.

08/06/2015

Existem várias pesquisas contínuas de satisfação desenvolvidas pelas áreas de negócios para identificar as expectativas e demandas dos clientes, prestar serviços diferenciados e desenvolver produtos que os satisfaçam de forma plena.

02/10/2015

Nos últimos anos, as questões sociais e ambientais invadiram o mundo corporativo, ressaltando a importância de se criar valor para clientes, acionistas e outras partes interessadas.

06/11/2014

Para engajar as lideranças e funcionários da Volvo e da rede de distribuição na construção de um novo futuro desenvolvemos um portal exclusivo e uma série de boletins eletrônicos como este.

17/12/2014

A liderança - aliada à ética e à governança - é essencial para que as organizações consigam trilhar o caminho da excelência da gestão.