07/08/2015

Grupo Volvo define uma nova estratégia para compartilhar valor com a sociedade

Ao longo das últimas décadas, o Grupo Volvo tem tanto liderado como apoiado diversas iniciativas voltadas à promoção do desenvolvimento social e ambiental das comunidades em países onde atua. Em 2014, a organização redesenhou suas ações de engajamento com a sociedade e em maio último lançou um novo programa, tendo como base o princípio de criar valor compartilhado. “O Grupo Volvo busca criar e compartilhar valor para impulsionar não apenas os seus negócios, e sim a sociedade como um todo”, ressalta Anaelse Oliveira, da área de Comunicação Corporativa.

O conceito de valor compartilhado (shared value) é bastante recente. Foi proposto em 2011 por Michael Porter e Mark Kramer, partindo da premissa de que a missão da empresa deve integrar a busca do lucro e a responsabilidade social como objetivos indissociáveis. No caso do Grupo Volvo, serão priorizadas três grandes áreas de atuação por estarem em sintonia com o conhecimento e a expertise da organização, com seus valores corporativos e, principalmente, com a visão de tornar-se líder em soluções de transporte sustentável.

1. Segurança no trânsito e no ambiente de trabalho
2. Sustentabilidade ambiental
3. Educação e profissionalização

A elaboração dessa nova estratégia de engajamento com a sociedade da Volvo mobilizou todas as unidades do Grupo Volvo no mundo e demandou meses de trabalho. “Em 2013, a área de Responsabilidade Corporativa Global iniciou um levantamento detalhado de todas as ações em desenvolvimento nos diversos países. Os responsáveis pelos principais projetos estiveram reunidos em diversos fóruns de compartilhamento de melhores práticas, com o objetivo de definir a estratégia global. Esse alinhamento é importante para que a soma dos esforços das ações realizadas individualmente nas várias unidades do Grupo no mundo possa efetivamente contribuir para o resultado coletivo pretendido a longo prazo. Esse novo posicionamento foi comunicado oficialmente pelo Grupo Volvo em maio deste ano, com o conceito de “Moving Society Forward”, conta Anaelse.

No Brasil, a Volvo lidera e apoia há anos diversas iniciativas sintonizadas com o novo programa de engajamento com a sociedade do Grupo, além de várias outras ações importantes do ponto de vista nacional e local. Anaelse conta que o redesenho do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) já levou em conta essa nova estratégia do Grupo, focando as suas ações no segmento de transporte comercial.

“Alguns programas realizados no Brasil há muito tempo têm servido de modelo e inspiração para outros países, o que muito nos orgulha. Em razão disso, participamos ativamente da consolidação dessa nova estratégia global. Continuaremos a utilizar o posicionamento ‘Construindo um novo Futuro’ e a liderar importantes iniciativas como o PVST, o Centro Volvo Ambiental, a Fundação Solidariedade, o nosso programa de voluntariado, além de apoiar projetos importantes como o Pescar, o Profissionalizar, o Programa Na Mão Certa e tantas outras ações que reforçam nossos valores e o compromisso com o desenvolvimento sustentável”.

Assista aqui ao filme “Construindo um novo futuro”, que evidencia como o Grupo Volvo no Brasil vem agregando valor aos seus negócios e à sociedade.

- E conheça aqui os resultados das ações realizadas em 2014

ÚLTIMOS BOLETINS

17/09/2019

Os últimos dois anos foram marcados por uma retomada nos negócios. Nossa equipe atuou unida, colocando o sucesso do cliente em primeiro lugar e trabalhando por ele com paixão, mudança, desempenho e confiança.

17/05/2017

Em 2016, trabalhamos focados em fornecer soluções de transporte que levam o cliente ao sucesso e agregam valor para a sociedade, gerando prosperidade. Com conectividade e infraestrutura, pensando sempre em sustentabilidade, estamos cada vez mais perto de novos resultados. Confira os principais destaques que marcaram a nossa jornada em 2016.