06/11/2015

Foco na atração e retenção de talentos

Em um cenário de crescente competitividade, atrair e reter talentos é fundamental para o sucesso empresarial. Atuando em um setor com produtos e serviços cada vez mais sofisticados, o Grupo Volvo está consciente da importância de cultivar um ambiente interno de aprendizado contínuo, promovendo o engajamento e valorizando as conquistas individuais e coletivas. Esse comprometimento também contribui para atrair profissionais qualificados e sintonizados com os valores corporativos da empresa.

A atração e retenção de talentos é um dos cinco objetivos estratégicos definidos pelo Grupo Volvo para atingir a sua visão de tornar-se líder global em soluções de transporte sustentável. No Brasil, a empresa sempre buscou abrir novas frentes de relacionamento com seus funcionários, adotando práticas inovadoras de gestão de pessoas, que foram sendo aprimoradas ao longo do tempo.

Os programas de educação corporativa da Volvo, por exemplo, buscam conectar pessoas, processos, tecnologia e informação, a fim de gerar inovação, resultados e sustentabilidade para a empresa. Nesse sentido, destacam-se a Universidade Corporativa do Grupo Volvo, criada em 2014, o Programa Volvo de Desenvolvimento de Lideranças (PDLV) e as parcerias com renomadas instituições de ensino brasileiras como a Universidade Positivo, a FIA/USP, a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Dom Cabral, a PUCPR, a UNIFAE, a UTFPR, entre outras.

A formação de novos talentos é incentivada pela Volvo por meio de dois programas: o Programa de Estágio (Volvo Student Experience), realizado em parceria com instituições de ensino, e o Programa de Aprendizagem, em cooperação com instituições como a Elo Agência de Apoio Social e Ambiental e o SENAI.

Desde 2008, a Volvo está posicionada entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o Guia Exame – Você S.A. Na edição de 2015, a Volvo ficou com a segunda posição no setor automotivo, com uma diferença percentual no índice de felicidade de apenas 0,24% em relação à primeira posição. “Manter-se entre as melhores do país por vários anos é uma grande conquista e motivo de orgulho para todos, pois reflete a constância de nossas práticas e políticas de RH e dos valores corporativos. Acreditamos que a crença nas pessoas como um dos maiores recursos da organização e um bom ambiente de trabalho, aliados à preocupação com a qualidade de vida, têm contribuído para esse resultado. Mesmo em um cenário econômico adverso, os funcionários reconhecem os esforços para a manutenção de um ambiente de trabalho diferenciado, o que foi demostrando pelo alto índice de felicidade no trabalho de 85,8%”, avalia Ricardo Nanami, do RH.

Segundo Ricardo, os resultados da VGAS (Volvo Group Attitude Survey) também reforçam que a cultura interna é um grande diferencial da organização. A Volvo no Brasil vem registrando ao longo dos últimos anos resultados superiores aos do Grupo Volvo nos principais indicadores dessa pesquisa: o Índice de Engajamento do Empregado (EEI), que mede o comprometimento do funcionário, e o Índice de Excelência em Desempenho (PEI), para medir a excelência em desempenho e qualidade na execução.

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