02/02/2016

A gestão orientada por processos impulsiona resultados na Volvo

A gestão orientada por processos faz parte da estratégia do Grupo Volvo em todos os 190 países onde atua. No Brasil, a empresa tem uma história de pioneirismo, inovação e tecnologia. Os processos da Volvo seguem os critérios do Modelo de Excelência na Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade e estão divididos em quatro processos principais (macroprocessos), suportados por vários processos de apoio (subprocessos). Os quatro macroprocessos da Volvo envolvem o desenvolvimento de produtos e serviços (Develop Product & Aftermarket – DVP), a prospecção de mercado (Market & Sell Total Offer - MAS); a produção e distribuição de produtos (Produce & Distribute Products – PRD) e a fidelização de clientes (Deliver & Develop Customer Loyalty – DCL).

Os processos são classificados em três categorias: “management process” (processo gerencial), “main process” (processo principal) e “support process” (processo de apoio). O critério para determinar os processos principais e de suporte tem como diretriz básica o modelo de negócio da empresa, sempre com o objetivo de agregar valor ao cliente nas atividades comerciais, industriais e nos processos de apoio.

A fim de verificar se os processos principais atendem aos requisitos da organização, são realizadas diversas atividades de acompanhamento e controle, utilizando práticas e documentos padronizados. Esses documentos são suportados pelo SGV (Sistema de Gestão Volvo), o qual também é aplicado na área administrativa. Além disso, auditorias internas e externas com frequências definidas contribuem para a melhoria contínua do sistema.

O Grupo Volvo tem equipes responsáveis pelos macroprocessos, que são grupos temáticos encarregados de dirigir a igualdade dos processos e, globalmente, são apoiadas por um grupo de suporte. Esse trabalho, executado de forma matricial, envolvendo pessoas das diversas áreas da companhia, fortalece muito a gestão orientada por processos, assegurando a aplicação das melhores práticas e inovações. No Brasil, a Volvo segue os macroprocessos globais e estabelece seus subprocessos em áreas como, por exemplo, RH, IT, Jurídico e Engenharia de Fábrica, de acordo com as particularidades locais. Anualmente, em função das definições estratégicas e em sintonia com os planos de negócio das áreas suportadas, os processos de apoio são reanalisados e, caso necessário, modificados.

O Grupo Volvo América Latina estimula a geração de ideias e de inovações em produtos e processos por meio de uma série de ferramentas como o Volvo Production System (VPS), a metodologia Operational Development (OD), seminários de tecnologia e inovação, o Prêmio de Inovação, o Projeto de Redução de Custo (VPT), além de várias outras importantes iniciativas.

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